domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tempo da Quaresma


“Nada temas, porque Eu te resgatei e te chamei pelo teu nome; tu és meu» (Is 43, 1)
Como Surgiu a Quaresma?
Significado da palavra quaresma? 
O que e a Quaresma?
Porque se usa o Roxo no tempo quaresmal?
Por que  a quaresma e Época de Oração, Jejum, Esmola?

Por que a Campanha da Fraternidade caminha junto a quaresma?



Muitas pessoas se perguntam sobre a quaresma e  não sabem o seu significado, e o porque de se fazer penitencia, muitas oraçoes da esmolas e etc.
Então leia e fique por dentro de tudo!

Como Surgiu a Quaresma.

Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.

Significado da palavra Quaresma.

A palavra Quaresma vem do latim e significa: quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

O que é a Quaresma.

Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. O Apóstolo São Paulo insistia: "Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2 Cor 5, 20); "exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação." (2 Cor 6, 1-2).
Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó" que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar". (Gênesis 2, 19)
Este sacramental da Igreja lembra-nos que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.

Porque o uso do Roxo no tempo quaresmal.


A cor Litúrgica do tempo quaresmal é o roxo que simboliza a penitência e a contrição.
Usa-se no tempo da quaresma e do advento.
Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e roseiras das quaresmeiras, e também cobrir todas as imagens da igreja de roxo
Na nossa cultura, o roxo lembra  tristeza e dor. Isto porque na quaresma celebramos a Paixão de Cristo: Na via- Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário
 Igreja Matriz De São Joaquim,onde as vestis Roxas ja deixaram a sua marca sobre o tempo quaresmal.

 Época de Oração, Jejum, Esmola.

Eis o tempo de conversão. Eis o dia da salvação. Ao Pai voltemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão.

Mais um ano o Senhor nos concede a graça de viver este tempo forte de conversão que é a Quaresma. Tempo favorável ao arrependimento e ao retorno a casa paterna.Tempo de fazermos a experiência do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo.

- A Oração: De Deus nós viemos e para ele um voltaremos, necessitamos cada vez mais
 de nos colocarmos na sua presença e manter nosso contato de intimidade. Deus nos convida a uma vida de entrega, e em Jesus ele se revela como um Pai amoroso que quer cada vez mais a presença de seus filhos e filhas. A quaresma é o tempo favorável para a oração, pois só vivendo uma vida de oração nós iremos compreende a vontade de Deus para nossa vida, e assim, amar a sua vontade.

-O Jejum: O jejum nos lembra a nossa fragilidade humana. Somos pó, e pelo pecado, a
 semente da rebeldia entrou no coração da humanidade. O jejum nos ajudará a trazermos cativos nas mãos de Deus nossas más inclinações. Pelo jejum Jesus, repleto do Espírito Santo, venceu as tentações do diabo,e assim, realizou a vontade do Pai.

- A Esmola: Estamos acostumado a dar para os outros aquilo que nos sobra. Esmola no Brasil se tornou algo a ser dado nas feiras livres. A esmola quaresmal é totalmente diferente, ela é o fruto do meu jejum, da minha abstinência quaresmal.

Seguindo esses passos, nos abrindo a ação do Espírito Santo estaremos vivendo uma verdadeira quaresma, voltando assim 
para a casa do Pai, e experimentado o seu abraço amoroso


Campanha da Fraternidade e a Quaresma.

A CF( Campanha da Fraternidade )  tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.

A CF tem como objetivos permanentes:

a)
despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

b)
educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

c)
renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na Evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).
Campanha da Fraternidade, da nossa cidade está fazendo a diferença nesta quaresma.

Faça Diferente nesta quaresma reze muito, se renove, ajude quem precisa sempre, pois Deus ficará Feliz!
Amém!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Não precisa de cadastro. Deus o abençõe!