domingo, 15 de janeiro de 2012

Professor esculpe imagem seguindo os dados do Santo Sudário


 Professor faz Crucificado seguindo os dados do Santo Sudário



















O escultor espanhol e catedrático da Universidade de Sevilha, Juan Manuel Miñarro estudou durante dez anos o Santo Sudário de Turim. Como resultado esculpiu um Crucificado que, segundo o artista, seria uma reprodução científica do estado físico de Nosso Senhor Jesus Cristo depois de sua morte.O autor não visava provar a existência de Jesus de Nazaré, mas destacar os impressionantes acertos anatômicos constatados no estudo científico do Santo Sudário.
O professor Miñarro disse à BBC Brasil que, embora tenha privilegiado a “exatidão matemática”, “essa imagem só pode ser compreendida com olhos de quem tem fé”.
“A princípio, ela pode chocar pelo realismo, mas ela reproduz com fidelidade a cena do Calvário”, completou. Miñarro levou mais de dois anos para concluir sua obra.
O escultor não trabalhou só. Ele presidiu o trabalho de um grupo de cientistas que levaram adiante uma investigação multidisciplinar do Sudário de Turim.
Professor faz Crucificado seguindo os dados do Santo Sudário































O crucificado é o único “sindônico” no mundo, pois reflete até nos mais mínimos detalhes os múltiplos traumatismos do corpo estampado no Santo Sudário.
A imagem representa um corpo de 1,80 metros de altura, de acordo com os estudos no Sudário feitos pelas Universidades de Bolonha e Pavia. Os braços e a Cruz formam um ângulo de 65 graus.
A Coroa de Espinhos tinha forma de casco, cobrindo toda a cabeça, e foi feita com jujuba “ziziphus jujuba”, uma espécie de espinheiro cujas agulhas não se dobram.
A pele apresenta exatamente o aspecto de uma pessoa morta há uma hora. O ventre aparece inchado por causa da crucifixão.
O braço direito aparece desconjuntado pelo fato do crucificado se apoiar nele à procura de ar durante a asfixia sofrida na Cruz.
O polegar das mãos está virado para dentro, reação do nervo quando um objeto atravessa a munheca.
A escultura reflete também a presença de dois tipos de sangue: o vertido antes da morte e o derramado post mortem. Também aparece o plasma da ferida do costado, de que fala o Evangelho.
A elaboração destes pormenores foi supervisionada por hematologistas. A pele dos joelhos está aberta pelas quedas e pelas torturas.
Há grãos de terra incrustados na carne que foram trazidos de Jerusalém.
As feridas são típicas das produzidas pelos látegos romanos, que incluíam bolas de metal com pontas recurvadas para rasgar a carne.
Não há zonas vitais do corpo atingidas pelos látegos porque os verdugos poupavam essas partes para que o réu não morresse na tortura.
A maçã do rosto do lado direito está inchada e avermelhada pela ruptura do osso malar.  Professor faz Crucificado seguindo os dados do Santo Sudário A língua e os dedos do pé apresentam um tom azulado, característicos da parada cardíaca.
Por fim, embaixo da frase em hebraico “Jesus Nazareno, rei dos judeus”, a tradução em grego e em latim está escrita da direita para a esquerda, erro habitual naquela época e naquela região.
A escultura esteve exposta na igreja de São Pedro de Alcântara, Córdoba, Espanha, e saiu em procissão pelas ruas da cidade durante a Semana Santa.
Com os mesmos critérios e técnicas, Miñarro está criando outras imagens que representam a Nosso Senhor em diferentes momentos de sua dolorosa Paixão.
Isaías 53
 Professor faz Crucificado seguindo os dados do Santo Sudário “Ele subirá como o arbusto diante dele, e como raiz que sai de uma terra sequiosa; ele não tem beleza, nem formosura; vimo-lo, e não tinha aparência do que era, e por isso não tivemos caso dele.
“Ele era desprezado, o último dos homens, um homem de dores; experimentado nos sofrimentos; o seu rosto estava encoberto; era desprezado, e por isso nenhum caso fizeram dele.
“Verdadeiramente ele foi o que tomou sobre si as nossas fraquezas, e ele mesmo carregou com as nossas dores; nós o reputamos como um leproso, como um homem ferido por Deus e humilhado.
“Mas foi ferido por causa das nossas iniqüidades, foi despedaçado por causa dos nossos crimes; o castigo que nos devia trazer a paz, caiu sobre ele, e nós fomos sarados com as suas pisaduras.” (Isaías 53, 2-5).
Fonte: Ciência Confirma a Igreja

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pe. Fábio de Melo, Eliana Ribeiro, Rosa de Saron e Adriana estão entre os que gravarão DVD no "Bote Fé Natal"


Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2012, Natal receberá a Cruz e o Ícone, em um grande evento, denominado Bote Fé.

O show, no qual acontecerá a gravação do DVD, em preparação à próxima Jornada Mundial da Juventude, acontecerá dia 10 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Arena Bote Fé, localizada na Praia do Forte, em Natal. O DVD, que será gravado pela Sony Music, terá a participação de 25 cantores católicos, entre eles: Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzoti, Padre Antônio Maria, Banda Rosa de Saron, Vida Reluz, Adriana, Eliana Ribeiro, Zé Vicente, além de cantores da Arquidiocese de Natal, como Padre Nunes, Padre Humberto Negreiros e Sandro Menezes.

O Bote Fé vai acontecer nas 276 dioceses do país e promove um conjunto de atividades que une a todos em volta desta visita da Cruz e do Ícone, para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade.

A cidade de Natal foi escolhida pela CNBB ‐ Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - para receber um grande show, quando será gravado o DVD oficial da peregrinação da Cruz, fruto de uma parceria entre a Igreja do Brasil e a Sony Music.


sábado, 7 de janeiro de 2012

Vamos falar de sexo?


Todo mundo gosta de tocar neste assunto, mas tem vergonha. Sabe-se o quão é duro e difícil manter-se no controle hoje em dia, seja em nossos atos e/ou pensamentos, ainda mais em tempos de Internet onde há disponibilidade de tantos materiais.

Todos nós sabemos que desde que mundo é mundo o sexo foi algo experenciado, praticado e vivido, afinal, se não fosse por ele você e eu não estaríamos aqui, não é?

Mas, por que será que conversar de sexo ainda continua sendo motivo de vergonha pra tanta gente? Por que falar de sexo dentro de casa virou “tabu” de algo feio e errado? Por que é mais fácil falar de sexo com amigos do que com nossos pais e/ou familiares? O que vem a ser o certo e o que vem a ser errado? Deus castiga? Por que dizem que o correto é o sexo só depois do casamento? Castidade existe mesmo ou será uma ilusão? 

Por que, por que e por quê? 

São tantas as perguntas relacionadas ao assunto que um simples texto como este não responderia todas, mas saiba, caro leitor, todos estes questionamentos possuem respostas, e tenha certeza, respostas saudáveis, que respeita o moral e a vontade divina. Mas, comecemos pelo básico.

Primeiramente, precisamos compreender que somos filhos de Deus. Somos amado por Ele e criados por vontade d’Ele. Nós, você e eu, fomos escolhidos desde o sempre para estarmos aqui. Nós temos um propósito nesse mundo. Qual propósito? A resposta está em cada um de nós. Ela é conjunta e individual. Conjunta quando procuro compreender qual é a minha vocação, o que Deus quer de mim, e junto com Ele, eu vou me descobrindo e fazendo o que Ele planejou para mim com sua ajuda e com seu auxílio. É individual quando eu dou minha resposta, buscando meus caminhos, caminhando com minhas próprias pernas. Deus é tão humilde e bondoso que faz questão de fazer os “milagres” acontecerem através da participação humana, ou seja, 50% do milagre da vida é concedido através do ser humano no ato sexual onde um espermatozóide vencendo outros milhões percorre até o óvulo para o início da vida.

Mas, o que vem ser o sexo?

A Igreja Católica orienta, repito, ORIENTA, que o sexo tem como princípio o de gerar a vida. Junto com ele Deus proporciona o prazer, o gozo. Partindo deste pressuposto, o CIC (Catecismo da Igreja Católica) orienta que o sexo tem o caráter unitivo e procriativo. Só esclarecendo que, a nossa Igreja, nunca proibiu ninguém de fazer nada, muito pelo contrário, a Igreja como mãe orienta os seus filhos quanto ao que é certo (biblicamente falando) e o que é agradável aos olhos de Deus. A mãe que verdadeiramente ama o seu filho procura educá-lo, mesmo que a criança faça birra, faça cara feia, não importa, se for para o seu bem a mãe o educará conforme deve ser. Assim é a Igreja, ela orienta, não proíbe, e claro, não agrada a muitos, mas procura educar conforme Deus permite e mesmo assim não perdemos a nossa liberdade.

Vejamos os seguintes versículos:
"’Tudo me é permitido', mas nem tudo me convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não me deixarei escravizar por nada. Os alimentos são para o ventre, e o ventre para os alimentos, e Deus destruirá estes e aquele. Mas o corpo não é para a devassidão, ele é para o Senhor e o Senhor é para o corpo. Ora, Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também pelo seu poder. Não sabeis porventura que os vossos corpos são membros de Cristo?" (I Cor 6,12-15a).

Vejamos amados: nosso corpo é templo do Espírito Santo. É um lugar sagrado onde Deus habita. E como será que temos tratado essa morada do Espírito? Como temos cuidado dele? Só existe uma possibilidade de Deus ir até um motel: só se nós formos até lá! E, como disse anteriormente, somos livres. Mas, até onde sou livre? Será que uma liberdade longe de Deus não abre portas para uma "escravidão que aprisiona?" Você já parou para questionar que tudo que plantamos um dia colheremos? É impossível plantar arroz, e colher feijão. É muito injusto plantarmos limões e rogar a Deus para colhermos laranjas. É muito injusto eu entregar irresponsalvemente meu corpo a qualquer um ou a qualquer uma e depois querer abortar, reclamar e xingar a Deus por uma doença contraída, e muito mais injusto ainda, seria eu procurar desculpas e culpados por meus atos irresponsáveis.

Hoje somos convidados a refletir: o que eu estou fazendo comigo? O que estou fazendo é agradável aos olhos de Deus? O que é melhor e mais vantajoso, agradar a Deus, ou agradar aos homens?
 
Todo mundo gosta de tocar neste assunto, mas tem vergonha. Sabe-se o quão é duro e difícil manter-se no controle hoje em dia, seja em nossos atos e/ou pensamentos, ainda mais em tempos de Internet onde há disponibilidade de tantos materiais. 
 
A proposta é: lute, lute, lute e lute! Se cair, levante! Não pare! Você não nasceu para ficar preso ao chão! Mesmo que você rasteje não pare de lutar em querer e manter-se no controle de si mesmo, não pare jamais!

Deus hoje quer o seu sim. Um “sim” a valorização do próprio corpo. Um “sim” à valorização de “Sua casa”, de “Sua morada”. Ele quer uma casa limpa, onde um verdadeiro rei possa reinar. Ele não quer saber o que você fez minutos, horas, dias ou meses atrás, Ele quer você agora, como você está! E saiba, por mais que você tenha errado nessa vida, Ele te ama, e te acolhe.
 
E pra finalisar: converse "sempre" de sexo de forma saudável, de modo que venha agregar valores às atitudes e ao modo de vida. Tiremos de nossa mente essa ideia de que sexo é algo sujo, imoral, etc. Desde que praticado no tempo certo e com a pessoa certa, você verá o quão grandioso presente Deus proporciou.

Autor: Tharlys Fabrício